sábado, 22 de agosto de 2009

Desfralde...


O controle das fezes e da urina talvez seja uma das primeiras cobranças externas de socialização, constituindo - se em momentos de muita ansiedade para os adultos, que, por vezes obrigam as crianças a permanecerem longos períodos no penico até que façam suas necessidades fisiológicas. É preciso lembrar mais uma vez que não devemos estabelecer uma idade rígida para que isto se dê. Geralmente a capacidade de controlar o xixi e o cocô começa por volta dos dois anos, ou mesmo antes, para algumas crianças.
Cabe à escola estabelecer algumas combinações com a família para a tirada da fralda e a introdução do uso do penico, pois o ideal é que isto se dê de forma conjugada - tanto na escola quanto na família.
· Tirar a fralda no final de semana e fazer um relatório dos horários observados durante estes dois dias.
· Uma vez retirada a fralda, independentemente do local onde a criança vá o uso da fralda é proibido, pois isto pode confundir a criança.
È preciso ter cuidado em colocar as crianças por muito tempo no penico, ou brigar com ela, expondo-as até mesmo ao ridículo pelo fato de não terem conseguido se controlar, pode ser considerado maus tratos.
Esta atitude de incompreensão e intolerância do adulto pode trazer sérias conseqüências de ordem psicológica para a criança.
Em alguns casos há uma inibição não só pela recusa de ir ao banheiro, ou a criança ficar por dias sem fazer suas necessidades, não querendo passar de novo por alguma situação constrangedora.
Na fase de adaptação ao penico é bom que os pais deixem a criança a vontade para, até mesmo, utilizar o vaso sanitário se a criança assim desejar.
É comum também que a criança se esqueça ou não tenha tempo de correr até o penico. Quando isto ocorre, cocô ou xixi é feito na roupa mesmo. Mas nada de bronca porque isso é super normal, por este motivo os pais devem estar preparados com várias roupas quando saírem de casa ou quando a criança for para a escola.
Por volta dos dois anos e meio, a criança começa a fazer uso regularmente do penico, pois é nesta fase aproximadamente que a fala e a conduta representativa ( função simbólica )confirmam uma nova relação com o real, que emancipará a inteligência no quadro perceptivo mais imediato.
Ou seja, ao falarmos a palavra xixi ou cocô a criança reconhecerá imediatamente do que se trata, sem que precisemos mostrar o objeto a ela.
Mas qual será o melhor momento de apresentá-lo ao vaso sanitário? Os especialistas recomendam que, semanas após o início do desfralde, os pais comecem a explorar o vaso.
Pela altura procure improvisar um degrau e fique sempre por perto para que a criança não tenha medo de cai.
O importante é que os pais não imponham que transformem esta atividade em um momento de descoberta para a criança.
A ansiedade dos pais com relação a retirada das fraldas da criança pode ser encarada, pela criança, como uma tentativa de pressioná-la e isso, geralmente, causa um retrocesso no processo. O melhor é não pressionar pois quanto mais se exige da criança, mais fixada ela fica nesta fase, não conseguindo fazer a transição.
Dicas :
· Quando os pais sabem quais os horários em que a criança costuma fazer suas necessidades, fica mais fácil para deixá-la mais a vontade para utilizar o penico.
· Fique sempre por perto, e explique pausadamente, com tranqüilidade.
· Se a criança quiser dar descarga não hesite. Será parte do aprendizado.
· Enfoque as vantagens de utilizar o penico. Sem a colaboração da criança, fica impossível. È preciso estimula – lá a perceber que este é um passo importante para ela.
· Fisiologicamente, a criança já esta preparada para deixar as fraldas, mas o aspecto emocional deve ser trabalhado, pois ainda é considerada um bebê e, ao mesmo tempo, está entrando na meninice. “ Ela quer as vantagens das duas etapas “.
· Lembre-se até então, existia um tratamento permissivo – o cocô era feito na calça, agora os pais impõem regras e são vistos como pessoas que proíbem, impõem limites, fazer cocô na calça pode representar a agressão aos pais, por isso, deve-se evitar usar braço de ferro com a criança para que ela utilize o penico.

Karine Rodrigues Ramos.
Especialista em educação infantil.
Fonte Sônia Kramer
Livro Educação Infantil pra que te quero?

Um comentário: