segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Elas se formaram...


“Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já têm a Forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia…
e se não ousarmos fazê-la,
teremos ficado, para sempre,
à margem de nós mesmos.”
(Fernando Pessoa)

 

 

Não foi um caminho fácil de trilhar, é importante que se diga. Houve espinhos, sob a forma de encaminhamentos, respeito e atribulações não previstas, fatos inimagináveis, estar aqui celebrando mostra que superamos. Sim, de fato não foi fácil aceitar, entender, pois a nós professores não há a opção parar ou esquecer é necessário refletir sobre os acontecimentos, questioná-los e transformá-los.

O espaço que a nós professores é reservado nesta superestrutura da modernidade onde vivemos o consuma, produza consuma, produza é o de transformar, ressignificar, emancipar e é neste momento ao olhar para minhas alunas depois de uma luta desleal é que tenho a certeza de que para elas apesar de tudo o que sempre importou foi a possibilidade de ser professora e tenho a certeza de que farão o seu papel de emancipar seus alunos e que na medida do possível desempenharão com responsabilidade o estímulo ao pensar para assim transformar.

E por acreditar em cada uma das formandas que aqui estão é que dedico minhas palavras e como professora agradeço o que senti e aprendi com cada uma delas: com a Vlagda a determinação, com a Josi a superação, com a Francielle a mudança de olhar, com a Ernanda a Lealdade, com a Marcielle a esperança, com a Patrícia o amor e com a Solange a amizade. Destaco os valores de cada uma, pois isto é o que realmente importa, não há diploma, não há curso que ensine isto para as pessoas, mas há professores que com habilidade podem fazer desabrochar está competência nas pessoas  e isto não fui  quem as ensinou e sim suas primeiras professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da qual todas aqui serão habilitadas...obrigada!

 

Karine Rodrigues Ramos

Mestranda em Educação – UDESC

06/09/2012

Um comentário:

  1. Cada dia se faz um recomeço. Com a chegada do outono é hora de reavaliarmos posturas e tocarmos em frente, despojados dos apegos.
    Parabéns por esse cantinho. Gostei do que vi.

    ResponderExcluir