sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Momento mágico... Ensinando a dizer tchau...


Dia destes pensando... Relembrei momentos mágicos da minha história como educadora. Lembrei-me dos alunos novos que chegam todos os anos na nossa vida. Se for pensar em números e por algum motivo eles começaram a fazer parte dos meus pensamentos estes dias, ensinamos a dizer tchau eu e minhas amadas professoras a mais de mil famílias.
Nesta história o momento mágico está no desafio de conquistar a confiança das pessoas que chegam à Escola assustados e extremamente inseguros, confesso que avalio como uma vitória chegar até a Escola, pois as mães trazem o seu bem mais precioso que é um filho.
No nosso caso bebês de colo, muitos mamando e outros que estão começando a falar. Chegam a um lugar desconhecido, com pessoas estranhas, exigindo de si um esforço já imenso na ótica materna e paterna, portanto todo o trabalho de encantamento, convencimento e aprendizagem está nas mãos dos educadores uma vez que eles são os especialistas experientes para tal tarefa.
Conquistar a confiança desta família é a maior recompensa que podemos ter, sentir que nos tornamos parceiros e pessoas de referência para conversar assuntos de educação e comportamento, é mágico.
Ajudar as crianças a descobrirem o novo espaço, os novos amigos e a interagir com o novo mundo que a espera nas brincadeiras, nas histórias, nos passeios e nas festas escolares recompensa todos aqueles momentos que acalantamos, conversamos, saímos da sala para passear e combinamos o tempo de espera.
Para quem está de fora parece que magicamente aquela criança que não queria ficar na Escola, agora não quer ir embora, aquela criança que chorava hoje sorri para você e no sábado pega sua mochila e pede para ir à escola.
Percebo esta conquista como algo mágico, mas sei que por detrás do palco houve muito ensaio, muito estudo e uma preparação de equipe, um programa vislumbrando este encontro e esta conquista.
No programa de adaptação de uma Escola esperamos esta criança sabendo quem ela é, marcamos o tempo, pensamos no seu desenvolvimento, sabemos até onde podemos ir, até onde podemos desafiar e desequilibrar para ensiná-la a dizer tchau.
Portanto, a confiança e os vínculos criados neste período perduram por toda uma vida escolar. Criamos relações de amizades, trocamos experiências e magicamente aprendemos juntos! Por isso Pense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário