terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Férias são para curtir...



" Posso ouvir minha avó cantar, empurrando o carrinho de brinquedos...Vamos a lá praia ohohohohohoho, momentos eternos e únicos" Kaka

Terminaram as aulas, os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva e traz da escola, enfim, missão cumprida. Muitos pais comemoram as férias dos filhos, pois elas representam um descanso para eles também. Fazem suas férias coincidirem com as escolares, apreciam conviver com os filhos, aproveitam para colocar os assuntos em dia, passeiam juntos. É hora de reunir a família. Outros, porém, não sabem o que fazer com os filhos em casa e se atrapalham, não planejam férias conjuntas, ficam ansiosos e acabam por desejar que o ano letivo comece logo.
As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pela rotina, horários apertados e a correria instalada na sociedade atual. Esse é um período que pode ser aproveitado pela família toda. Porém, se não for planejado, pode ser um pesadelo para todos. O ideal é que aqueles que gostam de participar ativamente da vida dos filhos planejem férias conjuntas ou pelo menos alguns momentos agradáveis com eles.
As férias são merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que não foram. Todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empenharam. Alguns mais, outros menos. Férias devem ser férias. Nada de fazer os filhos estudarem em pouco tempo o que não conseguiram durante o ano letivo. Se a família puder ficar bem com todos juntos, ótimo. Se o convívio não é a melhor opção no momento, faça com que esse período seja agradável aos filhos. Planeje viagens, acampamentos ou deixe-os escolher o que desejam fazer. Mudar a rotina dos almoços corridos do shopping, por uma comidinha feita pela mamãe, brincar na casa dos primos, rever a família e arrumar aqueles brinquedos no canto do quarto, folhear os livros antigos e os que ainda não conseguiu ler pertinho da sua família fazem toda a diferença na história de vida do seu filho e lembre-se a qualidade dos momentos valem muito mais do que a quantidade. Por isso PENSE férias é fundamental para a saúde das rotinas. O que seria do mundo se ao final de 12 meses de 365 dias não pudéssemos recomeçar com um ano novo! Com idéias novas! Após curtas ou longas férias. Temo que estivessemos todos loucos!

Um comentário:

  1. Oi, Karine

    é isso mesmo, as férias da criançada demandam participação ativa dos pais. Com mais tempo livre, eles pedem mais nossa presença, querem que brinquemos com eles o tempo todo. E acho muito justo que a gente conceda a eles o melhor de nosso próprio tempo livre. Faz parte da construção de pessoas felizes no futuro, certo? E, afinal, de que adianta correr tanto se não podemos nos dar ao "luxo" de brincar com a criançada no tapete da sala?

    Boas férias para vocês!!

    E bom Natal também, claro!

    Bjs,
    Rita

    ResponderExcluir