terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ser professor pré escolar...


Mergulhar na história é descobrir-se peça pulsante de todo o processo. Estou iniciando uma pesquisa acerca das práticas pré escolares. Descobri que só em 1980 a UFSC abriu o primeiro curso de Pedagogia direcionado para a formação do professor pré escolar antes disto a habilitação era feita a nível médio. Agora entendo porque toda está purpurina para os psicologos. Sim, eram eles quem definiam quase tudo no tema educação de 0 a 6 anos. Concluo que foi bom, pois foi a psicologia que exigiu um novo modelo de organização pedagógica evoluindo do assistencialismo para o educativo estimulador.

Um pouquinho da pesquisa ai...

Ao investigar o histórico do curso de Pedagogia – habilitação Pré escolar, analisarei as práticas orientadas no curso, bem como, indagarei de que maneira era realizado o trabalho com crianças de 0 à 6 anos no município de Florianópolis tentando compreender a interface entre as práticas “assistencialista” e a “educativa”.
Com a influência dos discursos médicos e psicológicos em defesa de um padrão educacional que perpasse pelos aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança pequena e que esta deveria ser atendida desde o seu nascimento. Em conseqüência disto, aumentaram o número de creches e de jardins de infância no Brasil e algumas mudanças da prática realizada com as crianças. Enquanto permaneciam os discursos da educação compensatória ou assistencialista aos filhos dos operários, paralelamente surgia um discurso que propunha o desenvolvimento afetivo e cognitivo para as crianças adotadas pelos jardins de infância onde eram atendidas as crianças de classe média. Debates cada vez mais acirrados sobre a educação assistencialista versus educativa levaram o Ministério da educação e cultura a criar o Serviço de Educação pré - escolar em 1975 uma coordenadoria de Ensino pré - escolar.
Diante deste contexto, é relevante ressaltar que a análise acerca das práticas realizadas na pré-escola em uma perspectiva histórica, adquiriu importância na década de 80, ano em que a UFSC ofereceu o primeiro curso de Pedagogia Habilitação pré - escolar. A pressão dos movimentos feministas e da luta pela democratização da escola pública possibilitou a conquista de 1988. Em seguida, em 1990 houve a promulgação do Estatuto da criança e do adolescente e em 1996 a nova LDB que declara a educação infantil como etapa inicial da educação básica e inclui as crianças pobres que até então eram vinculadas a órgãos de assistência social.
O historiador francês Bordieu (1999) p.218 evidencia:

A relação que um indivíduo mantém com a sua cultura depende fundamentalmente das condições nas quais ele a adquiriu, mormente porque o ato de transmissão cultural é, enquanto tal, a atualização exemplar de certo tipo de relação com a cultura.

Diante do exposto, acredito que esta pesquisa acerca da trajetória histórica das práticas realizadas em creches e pré-escola em Florianópolis se torna inovadora neste campo, pois, Florianópolis dispõe de uma riqueza de instituições privadas e públicas que possibilitam uma investigação rica em documentos, fotos e materiais pedagógicos. Para tanto, irei privilegiar o ponto de vista das professoras a respeito de suas práticas por um viés culturalista. E a partir desse pressuposto buscarei problematizar a forma como estes profissionais absorveram as mudanças culturais do seu tempo e transformaram em uma nova cultura dentro das creches e pré-escolas.
Nesta direção, a interrogação que conduz este trabalho diz respeito como está nova educacional influenciou as práticas e a cultura dentro das creches e pré - escolas em Florianópolis.
Segundo Julia (2002, p.39):

Para além do fato que a historia literária ou a historia das idéias centra-se nos “grandes” textos e não se rebaixa para analisar os manuais e as praticas escolares como se estes fossem objetos desprovidos de valor - , é nos tempos de crise que se revelam as rupturas e nascem as dúvidas.A discordância crescente entre a cultura escolar considerada “clássica” e a cultura contemporânea.

Ou seja, de que forma esta cultura conduziu as práticas, as normas e o habitus destes profissionais. Portanto, nesta perspectiva a prática e a organização pedagógica de ensino aprendizagem aparecem como elemento importante para identificar a construção desta nova cultura acerca da educação pré - escolar.

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