terça-feira, 28 de setembro de 2010

A PROVA ...UMA CULTURA ESCOLAR QUE DÁ MEDO!


Fiquei pensando ....pensando muito antes de escrever este post...queria escrever algo bom mesmo no meio deste bombardeio de sentimentos que estou vivendo, a espera por um resultado em especial de uma prova é aterrorizante e isto é uma cultura que a escola produziu em mim...fico tensa quando sou avaliada, mesmo tendo me preparado, estudado e me esforçado...só eu sei o quanto. Esforço-me há 10 anos para entrar na UDESC e este ano tive o privilegio de ser aluna especial do programa de mestrado e subir as escadas da FAED foi para mim algo emocionante... Após a aula respirei fundo e me belisquei para ter certeza de que era verdade... Sim era verdade... Uma grande amiga me emprestou suas asas e eu voei até a sala de aula. Fiz a prova no domingo para ser aluna regular, li muito, assisti a aulas maravilhosas, comi muita unha, mas ufa... A prova estava digamos BOA, respondi com segurança e consegui manter a tranqüilidade, eu estava feliz e confiante. Mas a ESPERA está me corroendo! Sabe aquela lembrança amarga, desiludida e um pouco sociológica devido ao meu conhecimento sobre como as coisas funcionam para quem veio da escola pública. Parece que nunca fiz o suficiente, que ainda não é possível... Só tenho a dizer que não vou desistir.... Não vou!

Quando penso que meu filho está livre desta cultura de " prova" fico muito feliz e grata a Escola dele. Uma Escola que investe em atividades avaliativas diárias, acompanhamento de desempenho individual e investimento em atividades práticas, espontâneas e criativas. Deixa claro que provas é algo ultrapassado e que existem muitas formas de avaliar um aluno investindo em uma cultura do ser "bom" sempre não somente no dia da prova.

A prova tinha as seguintes questões: + ou - assim:

1. Relacione a pesquisa e o conhecimento com a Escola Contemporânea.
2. Disserte sobre as tendências para a história da educação

Na questão 1 – Escrevi sobre o poder do currículo nas relações travadas na escola contemporânea por meio da pesquisa e do conhecimento.

Na questão 2 – Escrevi sobre a história cultural que direciona as pesquisas para um viés culturalista segundo Chartier, Michel de Certau e Pierri Bourdieu . Fazendo um linck com minha pesquisa que só é possível devido esta tendência cultural. Abordei outras tendências como as pesquisas acerca do currículo, do espaço escolar, das práticas escolares, da cultura material e da cultura escolar.

Um comentário: