quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mestrado....UDESC....é vero!!!


Estou fascinada com as aulas da professora Dra. Gladys Mary Ghizoni Teive especialmente por uma de suas obras “Uma vez normalista sempre normalista" fiz descobertas históricas acerca da pedagogia moderna e suas práticas escolares. Descobri que mesmo sendo uma professora contemporânea tenho muitas práticas da pedagogia moderna. O livro traz histórias contadas por uma professora que incorporou o habitus da reforma republicana “ Dona Passinha” e isto torna as práticas da época muito vivas. As fotos históricas me fizeram relembrar as histórias que minha avó materna me contava quando começávamos a ver as fotos de infância da minha mãe (sim gosto de fotos desde pequenina). As características da época, os termos e as referências dos acontecimentos históricos possibilita que nos reportemos ao passado envolvidos com os vestígios do presente. A autora conseguiu deixar claro o modo de ser professora moderna, intuitiva que ensina estimulando os sentidos intuindo seus alunos. A lição de coisas que surgiu com a pedagogia moderna e os materiais pedagógicos importados caríssimos que até então não existia, mapas, esqueletos, quadros, cadeiras etc... O espaço escolar, o prédio da escola também é uma invenção da pedagogia moderna até então a escola era em qualquer lugar, na casa da professora ou em uma sala alugada. Os grupos escolares foram construídos seguindo as orientações de médicos higienistas e arquitetos e por ai vai....vale a pena ler Fascinante!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário