quinta-feira, 17 de junho de 2010

CINEMA.....ULBRA.....


Algumas vidas estão ligadas ao longo do tempo ... Elas estão ligadas por uma vocação antiga que ecoa o pensamento dos tempos ... Destino.

O filme trocado saiu melhor que a encomenda! Adorei levar minhas alunas ao cinema e o fato é que estava tão preocupada com elas como fico quando levo os pequenos. Pofessor é assim mesmo “ CUIDAR E EDUCAR” não importa a fase. Tantos são os pontos de observação que mesmo depois de uma noite de reflexão não sei por onde começar. Li a sinopse quando soube da troca de filmes, gostei, mas nem de longe imaginava as várias mensagens que o filme me trouxera. Vamos começar pela tradição dos persas, homens guerreiros, leais com auto – estima lá no céu tendo em vista as marcas que deixaram na história da humanidade. A importância da instituição família na vida dos persas, a figura feminina preservada e a união incentivada pelo pai. A adoção e o elo forte possível desta relação de amor, compaixão e devoção mostrada no filme. A figura do príncipe traz uma mensagem bonita de um príncipe que valoriza a família, é leal, fiel, inteligente, humilde, reflexivo e deixa longe o estereotipo de intocável e lindo. A princesa não fica longe cheia de ideologias, não muda de opinião nem mesmo quando esta em risco, não se vende, não trai sua tradição por um pouco de purpurina. Apesar das várias lacunas da história e a pitada de faz de conta não tiram os méritos do filme, uma vez que não tem como objetivo o ensino de história. O fim do filme traz uma mensagem linda sobre a função do tempo em nossas vidas, faz refletir sobre as pequenas coisas, sobre os detalhes, sobre nossas ações pensadas instantaneamente. Mostra a importância de pensar, ligar os pontos e agirmos ou falarmos somente depois de muita certeza. As relações estabelecidas de confiança mútua de saber como o outro é e como os meus parceiros pensam e funcionam é fundamental para anteceder tragédias, tristezas e injustiças e que por vezes nos ferimos para um bem maior ou para não ferir nossa tradição.

Tarefa: Comparar o príncipe da pérsia com os príncipes da literatura infantil. Refletir sobre de que forma a figura de príncipes e princesas influenciam a cultura infantil na primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário