terça-feira, 13 de abril de 2010

As crianças são inteligentes! ADORO!!!!


Sempre que observo algum problema com as crianças parto do princípio que o problema é os adultos! Portanto, mesmo com bom senso entre as partes a ignorância dos adultos em alguns aspectos faz nascer nas crianças reações e ações ao que lhe é solicitado e ou exigido.
Concordo com CAMARGO , quando diz que a criança “... pode reagir ao espaço que lhe é oferecido se encolhendo, se fechando, se tornando medrosa e estereotipada ou rebelde e agressiva, ou pode reagir se tornando espontânea e criativa”, pois os espaços de forma isolada das relações só existe na mente dos adultos, na mente das crianças a lógica é outra pois ela o percebe e o concebe segundo relações e sensações vivenciadas no mesmo.
A visão de mundo e de criança muitas vezes sufoca e algumas crianças reagem sendo agressivas e rebeldes. Entender este universo na maioria das vezes é muito difícil para os professores que acabam colocando a culpa na criança expondo aqueles que reagem de forma diferente. Ao desconsiderar a posição da criança frente ao que lhe é exigido faz com que se crie um cenário de imposição e insatisfação na criança, um choque cultural de diferentes visões de mundo que é percebido pela criança na forma de falar, de agir e de solicitar.
O contexto observado declara nas ações e na forma de direcionar o trabalho pedagógico um excesso de regras, de limites e de ações prévias do professor que segregam a criatividade e o posicionamento criativo, ativo e espontâneo das crianças. A dificuldade de entender os direitos das crianças em prol de programas a serem cumpridos desencadeia retaliações inesperadas tornando a criança estereotipada, rebelde e ou agressiva! Cuidado! As experiências vividas nos primeiros anos de vida refletem negativamente e ou positivamente toda uma vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário