Direcionado para trocar experiências com professores e profissionais da educação.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Por algum motivo....
Já dizia Nietzsche quando fizemos algo temos sempre uma intenção, quando realizamos algo queremos também algo...quando escrevo aqui quero que pessoas leiam e de certa forma se beneficiem das experiências postadas aqui...ontem recebi um email de uma colega que incentivada com meu relato conhecerá ALETHEIA e a sua grande proposta de educação para a infância. O dia a dia esmagador, as horas que faltam para tudo que gostaríamos de fazer impossibilitam os momentos de reflexão e de troca o grande trunfo da proposta reggiana AS TROCAS, as conversas, os olhares e as escutas...A educação Infantil exige de nós um olhar demorado, intencionado e profissional.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Limites X Amor

Estou pensando sobre limites a muito tempo, desde que comecei a trabalhar com educação os questionamentos são os mesmos, O que eu tenho que fazer para ele me obedecer? Tá difícil lidar com ele? e por ai vai. A educação familiar é muito complexa, temos sempre que avaliar as individualidades das crianças e o ambiente que educa a criança, mas o fato é que quando as crianças sabem que os pais a amam, tendem a obedecer às regras determinadas pelos pais para conservar este amor. Portanto PENSE se o seu filho está rebelde, retalhando é porque está faltando REGRAS OU AMOR!
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Férias...
As férias chegaram, o primeiro semestre terminou mas as coisas me parecem tão iguais, as vezes me pergunto porque nos enganamos tanto. O que faz continuarmos acredintando em algo tão irreal tão distante de algumas pessoas.
“Enquanto os seres humanos massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.”
“Enquanto os seres humanos massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros.”
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Molenga Maluca
Observar as crianças descobrindo um novo ritmo musical foi a minha boa nova deste mês unimos o teatro, o lúdico, o brinquedo, a música e a dança ao universo lúdico junino com o forró da molenga maluca.
O trabalho em equipe e a troca com diferentes especialistas fizeram toda a diferença na realização deste pequeno grande projeto. Agradeço ao grupo roda viva e em especial aos artistas Kamilla e Luiz. Parabéns para toda a equipe Dinâmica Jurerê e em especial para a nossa diretora impulsionadora das nossas idéias e culpada por tudo dar certo!
Estava andando pela rua quando vi uma lombada!
Levei um susto danado com maluca da boneca
Molenga maluca venha cá dançar
Molenga boneca venha forrozar
São dois passinhos prá cá mais dois passinhos prá lá
roda gira está boneca que o forró vai terminar...
domingo, 19 de junho de 2011
Festas juninas


Mês de junho, mês das festas juninas. As perguntas são muitas...prof pode pintar as crianças? Pode pintar a fogueira? etc...è um assunto longo e delicado pois se trata de diferentes culturas mas podemos simplificar quando pensamos no trabalho que queremos desenvolver com as crianças. Fazer as perguntinhas básicas: O que se quer com esta atividade? Onde vou fazer meu aluno pensar e se desenvolver? Em que contexto? A cultura folclórica trabalhada na educação infantil não deve esquecer do lúdico, da brincadeira e de uma convergência rítmica e expressiva. È possível trabalhar a cultura popular com as danças e com o corpo expressivo desde que as crianças estejam contextualizadas e encantadas com o que estão realizando e é neste trabalho que acredito.
Apresentar as brincadeiras juninas é antes de mais nada mostrar um retrato da diversidade cultural brasileira e as crianças precisam saber disto antes de pintar a fogueira e ou bolinhas e bigodinhos no rosto.
Em florianópolis brincamos de boi de mamão em Porto Alegre somos prendas e gauchos pilchados temos ainda boi bumba, frevo, forró etc.. Para as crianças isto tudo é uma grande brincadeira...E ela precisa ser autor da sua dança e da sua fantasia cultural. Com o espetáculo junino montado ela vai escolher as suas preferências ritmicas e culturais. Por este motivo a diversidade, o novo e o tradicional devem fundir-se como uma boa receita comtemporânea.
domingo, 5 de junho de 2011
Aula Passeio - Excelente!!!





Na sexta – feira dia 03 de junho ele fez o seu primeiro passeio com a turma, mas não foi só um passeio, foi uma pesquisa de campo, foi um momento de autonomia e independência . Luan, empolgado pesquisou durante toda a semana o site do zoológico de pomerode local programado para a pesquisa.
Este ano a Escola está engajada em proteger as florestas e destacar este tema nas investigações científicas das crianças.
Os animais silvestres e a mata atlântica será a investigação do Luan. Sim, Luan está em um estágio de investigações próprias ou seja desejando seus próprios projetos, tinha como tarefa pesquisar o tigre, ele pesquisou o tigre mas como gostou do hipopótamo pesquisou também. Chegou em casa cheio de novidades que a bióloga especialista que acompanhou o grupo ensinou.
Luan falou: Mãe quantos animais lindos, como podem matar...Eu descobri tantas coisas mãe ...aprendi sobre habitus noturnos, carnívoros, herbívoros, mamíferos, tamanhos,pesos etc...temos que ir mais vezes lá mãe! Quanta aprendizagem prazerosa!
Falei: Filho como a sua roupa está limpinha...Luan: Claro mãe fomos lá pesquisar e não brincar! Sabe mãe as coisas lá estavam caras, comprei só um balão porque senão gastaria muitoooo e você sabe não podemos ficar sem dinheiro então dei uma de R$ 10,00 mas ainda sobrou uma de R$5,00 e uma de R$ 2,00 tá bom né mãe....Luan: Mãe a comida estava uma delícia, a prof Dani deu um crachá com o nome e o telefone para emergência, marcamos um ponto de encontro e cada dupla saiu para pesquisar os seus animais, foi tão legal mãe, eu não me perdi...
Para completar a aula passeio colocou em prática seus conhecimentos de educação financeira que papai tanto se empenha.
Parabéns a toda a equipe! Que de forma espontânea faz com que as crianças sejam agentes de suas próprias aprendizagens, encaminhando, direcionando para que sejam autores e não coadjuvantes.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Museo de Los Ninõs

El Museo de los Niños Abasto, es un museo interactivo que recrea los espacios de una ciudad donde los chicos pueden jugar a ser albañil, médico, camarógrafo, capitán, marinero, bancario, cocinero, locutora, periodista, enfermera, actriz, mamá y papá; y muchas cosas más!!
O espaço foi todo projetado para possibilitar de forma lúdica brincadeiras dos diferentes papéis sociais.
Como uma mini cidade.
Durante toda a nossa vida, vamos construindo e desconstruindo conceitos, pois vamos vivenciando e experimentando novas situações. A partir dessa ideia o museo pretende abordar o tema Brincar e Ludicidade como meio que poderá permitir aos nossos alunos uma maneira para aprender a elaborar e resolver situações conflitantes que vivenciam no seu dia a dia. E para isso, usará capacidades como a observação, a imitação e a imaginação. Essas representações que de início podem ser "simples", de acordo com a idade da criança, darão lugar a um faz-de-conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura (o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico, etc.). Através desta imitação representativa, a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais, que desenvolvem sua capacidade de interação, e assim, aprendendo a lidar com os limites.
Assinar:
Postagens (Atom)