domingo, 19 de junho de 2011

Festas juninas



Mês de junho, mês das festas juninas. As perguntas são muitas...prof pode pintar as crianças? Pode pintar a fogueira? etc...è um assunto longo e delicado pois se trata de diferentes culturas mas podemos simplificar quando pensamos no trabalho que queremos desenvolver com as crianças. Fazer as perguntinhas básicas: O que se quer com esta atividade? Onde vou fazer meu aluno pensar e se desenvolver? Em que contexto? A cultura folclórica trabalhada na educação infantil não deve esquecer do lúdico, da brincadeira e de uma convergência rítmica e expressiva. È possível trabalhar a cultura popular com as danças e com o corpo expressivo desde que as crianças estejam contextualizadas e encantadas com o que estão realizando e é neste trabalho que acredito.
Apresentar as brincadeiras juninas é antes de mais nada mostrar um retrato da diversidade cultural brasileira e as crianças precisam saber disto antes de pintar a fogueira e ou bolinhas e bigodinhos no rosto.
Em florianópolis brincamos de boi de mamão em Porto Alegre somos prendas e gauchos pilchados temos ainda boi bumba, frevo, forró etc.. Para as crianças isto tudo é uma grande brincadeira...E ela precisa ser autor da sua dança e da sua fantasia cultural. Com o espetáculo junino montado ela vai escolher as suas preferências ritmicas e culturais. Por este motivo a diversidade, o novo e o tradicional devem fundir-se como uma boa receita comtemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário