domingo, 23 de maio de 2010

Avaliação na Educação Infantil



O primeiro semestre esta terminado e um dos momentos mais importantes ao meu ver, está chegando. A entrega da avaliação descritiva, o portfólio dos trabalhos enfim toda a produção do processo de aprendizagem das crianças. Após a entrega terá uma diversidade de significados para a criança e para a família. Aumento de auto-estima, segurança, orgulho de suas capacidades entre outros sentimentos bons que a produção das crianças deixam em nós (familiares). Estes documentos deixam marcas e estas marcas precisam ser refletidas pelos professores que muitas vezes de forma a proteger o seu trabalho visando a quantidade do produto final registram em documentos individuais as "atividades perdidas" e portanto que não auxiliaram o processo de aprendizagem desta criança. Folhas em branco em um portfólio me irritam!Primeiro, porque em pleno ano da Biodiversidade temos que valorizar as folhas que utilizamos. Segundo, porque deixam nas famílias um vazio, uma culpa que não tem significado para a educação infantil. Terceiro, porque deixa claro que a preocupação pedagógica é a quantidade e não a qualidade do processo registrado. Quarto, porque a auto-estima das crianças fica rebaixada quando observa tudo o que não fez. Quinto, porque não irá auxiliar a aprendizagem. Sexto porque pode fortalecer na família recortes negativos da relação criançaXprodução insuficiente remetendo a uma postura tradicional ultrapassada.Portanto antes de entregar os materiais que marcam os alunos reflita: " A avaliação na educação infantil deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem fortalecendo a auto-estima da criança.PENSE!

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