quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um certo Ollhar


"...Mal alecrim segurou a maria-mole, percebeu como era incrivelmente macia. E cheirosa. Levou-a para seu cantinho na biblioteca, sentou-se em cima dela, pulou, e aprovou. - Agora, tenho um ótimo travesseiro. Na manhã seguinte, acordou com a cabeça cheia de açúcar e coco ralado.
- Que maravilha! - deslumbrou-se. - Vai me dar pensamentos doces. - Deu uma lambida na ponta dos cabelos. - Hummm! E é uma delícia também. Nunca tive um travesseiro tão bom." Rosa Amanda Strausz


A personagem Alecriam entende que terá sonhos doces ao dormir com um travesseiro de maria-mole. E você, gosta de maria-mole?Você teria um travesseiro de maria-mole?Você teria um travesseiro em que, ao acordar pela manhã, seu cabelo estivesse cheio de açúcar e coco ralado? De pende do ponto de vista, não? Alguns odiariam a idéia, outros, como Alecrim, achariam o máximo! Com a avaliação acontece a mesma coisa: depende do ponto de vista!

domingo, 23 de maio de 2010

Avaliação na Educação Infantil



O primeiro semestre esta terminado e um dos momentos mais importantes ao meu ver, está chegando. A entrega da avaliação descritiva, o portfólio dos trabalhos enfim toda a produção do processo de aprendizagem das crianças. Após a entrega terá uma diversidade de significados para a criança e para a família. Aumento de auto-estima, segurança, orgulho de suas capacidades entre outros sentimentos bons que a produção das crianças deixam em nós (familiares). Estes documentos deixam marcas e estas marcas precisam ser refletidas pelos professores que muitas vezes de forma a proteger o seu trabalho visando a quantidade do produto final registram em documentos individuais as "atividades perdidas" e portanto que não auxiliaram o processo de aprendizagem desta criança. Folhas em branco em um portfólio me irritam!Primeiro, porque em pleno ano da Biodiversidade temos que valorizar as folhas que utilizamos. Segundo, porque deixam nas famílias um vazio, uma culpa que não tem significado para a educação infantil. Terceiro, porque deixa claro que a preocupação pedagógica é a quantidade e não a qualidade do processo registrado. Quarto, porque a auto-estima das crianças fica rebaixada quando observa tudo o que não fez. Quinto, porque não irá auxiliar a aprendizagem. Sexto porque pode fortalecer na família recortes negativos da relação criançaXprodução insuficiente remetendo a uma postura tradicional ultrapassada.Portanto antes de entregar os materiais que marcam os alunos reflita: " A avaliação na educação infantil deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem fortalecendo a auto-estima da criança.PENSE!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Teias de trabalho - Projetos



Teia inicial e teia final

A teia é um recurso de organização e visualização de todo o trabalho pedagógico planejado a se realizar. A teia inicial é uma rede hipotética para determinar se o interesse das crianças e ou o assunto sugerido pelo professor irá atender ou render um projeto de investigação que possibilite trabalhar os conteúdos do currículo. Com a teia podemos vislumbrar o projeto na sua grandiosidade e se ele terá potencial para uma investigação que valha a pena.

domingo, 9 de maio de 2010

A Mãe Karine


Acredito em Drummond
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos, também a felicidade. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. "Carlos Drummond de Andrade)

Dia das mães...


Mães as melhores e maiores especialistas no assunto educação. Quando nasce uma criança nasce uma mãe e junto com ela uma infinidade de saberes inatos que protegem, que educam e cuidam. Mesmo nos momentos mais difícies inesperadamente a mãe sabe como e o quê fazer. Tive contato com muitas mães que estavam cheias de dúvidas. O que eu fiz muitas vezes? Instiguei as respostas que estavam dentro delas. Todas tem o saber dentro de si mesmas. O amor incondicional e competente das mães é algo inexplicável ainda pela ciência. Mas, nós, mães, sabemos o poder e o saber que temos e que sempre teremos quando o assunto é filhos.
Como educadora estou sempre atenta as influências culturais que vem tranformando o papel da mãe na sociedade. Me preocupa os caminhos que a sociedade pode tomar caso a figura " Mãe" seja distruída pelo capitalismo selvagem e a ignorância egoísta. Corpos lindos, roupas chiques e pouco muito pouco amor!
Foi com a minha mãe que aprendi a amar,a perdoar, a respeitar e acima de tudo a aprender com os outros.Inconscientemente faço tudo isto por ela, por amor a ela e a seus ensinamentos. Por isso Pense ser mãe é fundamental para a sobrevivência da espécie humana.